Nossa HIstoria

A história da igreja em Salvador começou no ano de 1978 dentro de um Grupo Livre de jovens cristãos, denominado Cristo é o Líder. Este grupo de irmãos e irmãs, todos muito jovens, reuniam-se para adorar e louvar o Senhor.

Inicialmente nos reuníamos em uma sala na Rua Ruy Barbosa, centro histórico da cidade, nestas reuniões gastávamos muito tempo buscando e orando ao Senhor e tínhamos como principal objetivo nos ajuntarmos para sairmos em pequenos grupos para pregarmos o Evangelho nas praças, nos presídios e hospitais de Salvador. Na busca incessante de comunhão com o Senhor e uns com os outros, vivíamos a maior parte do tempo juntos. Neste período, comitantemente, um pequeno grupo de aproximadamente dez jovens reunia-se de casa em casa buscando as verdades e o viver prático das igrejas primitivas do primeiro século nas Sagradas Escrituras. Desejavam voltar ao princípio e a prática das primeiras obras.

O ano de 1979 foi muito especial, no mês de abril tivemos um considerável aumento de membros, irmãos e irmãs que vieram de vários grupos cristãos, como também de novos convertidos que vieram por meio da pregação do Evangelho, deste então passamos a nos considerar um grupo interdenominacional. Devido a este aumento, tivemos que nos mudar para outra sala na Rua 03 de Maio – Praça da Sé – neste período a nossa busca pelo Senhor tornou-se mais intensa.

No mês de junho muitos irmãos oriundos de outro Grupo Livre, denominado Grupão, formado por alunos cristãos da Escola Técnica Federal da Bahia, ganhos pela pregação do Evangelho nesta escola, juntou-se ao Grupo Cristo é o Líder, já éramos cerca de 150 jovens com idade de 13 a 26 anos.

Logo após esta união, no mês de setembro de 1979, aquilo que já estava no coração de alguns irmãos desde o ano de 1978, revelado através das Sagradas Escrituras, concernente a visão da unidade da igreja, começou a ganhar forma, muito embora esta visão ainda não estivesse tão clara, nesta época alguns irmãos, de ambos os grupos, romperam com o sistema denominacional e posicionaram-se como a “Igreja de Deus em Cristo Jesus”.

A partir de então surgiu à necessidade de reunirmos com objetivo de buscarmos e conhecermos mais profundamente as verdades a respeito da Igreja. Neste período chegou as nossas mãos, através da irmã Marluce, o livro “Palestras Adicionais Sobre a Vida da Igreja” de autoria do irmão Watchman Nee, quanta luz, que grande revelação! A unidade genuína da igreja é a unidade de todo o Corpo de Cristo, expressa em genuínas igrejas locais. Estávamos claros que Deus queria somente uma igreja em cada cidade, permanecendo sobre a base da unidade, disposta a acolher todos os tipos de verdadeiros cristãos e pronta para incluir todas as coisas positivas das Sagradas Escrituras. Este livro passou de mão em mão para uma apurada leitura, a visão nos capturou definitivamente de modo que não poderíamos mais ser desobedientes a esta visão celestial.

Desde então passamos a procurar aqueles que compartilhavam da mesma visão, nesta busca infinda o nosso irmão Jorge Lopes descobriu o telefone da Igreja em São Paulo, naquela época quem nos atendeu foi o nosso saudoso irmão Samuel Cheng, que a partir de então teria uma grande e marcante participação no crescimento espiritual da maioria de nós jovens daquela época, ao atender a ligação telefônica o irmão Samuel ficou surpreso, pois nos identificamos como a Igreja em Salvador. Neste período começamos um contato salutar com as Igrejas que existia na época; estávamos no final do ano de 1979. Deus nos fez ver uma “escada que ligavam os céus a terra” tudo estava tão claro e límpido. As nossas reuniões passaram acontecer no Parque da Cidade, ali sentados na grama desfrutávamos da presença do nosso Amado Senhor, intensificamos nossas reuniões de em casa em casa, houve uma espontânea consagração de nossas vidas.

No mês de Janeiro de 1980, tivemos a nossa primeira conferência na Escola Técnica Federal da Bahia, cujo tema foi: “A subida do povo de Israel para reedificar Jerusalém”, baseado no Livro de Esdras. Nos anos que seguiram o nosso irmão Samuel Cheng, que já dormiu no Senhor, nos visitou sistematicamente como também o nosso amado irmão Aquino Ribeiro, nos suprindo a palavra e cuidando de nós como pais.

Diante da situação atual, quando há muita confusão e um grande número de contrariedade e distrações, reafirmamos o nosso desejo interior de prosseguir seguindo esta visão, sermos transformados, conformados e edificados em Cristo a fim de praticarmos a unidade genuína do Corpo e a unanimidade adequada da igreja, preparar a noiva como complemento do Noivo para o casamento eterno do Deus redentor com o Seu povo redimido.

Igreja em Salvador